segunda-feira, 30 de junho de 2008

Semana de 30 a 06/07/08

Terceira Semana: 30 de junho a 06 de julho

As atividades desta semana deverão ser feitas em grupo – O professor de STE poderá ser o coordenador, pois é uma atividade que tomará como base o relatório semestral, cuja elaboração é responsabilidade dele.
Organize-se em grupo por escola e período, por exemplo:
Escola tal_grupo1_ matutino
Escola tal_grupo2_ vespertino
Escola tal_grupo3_noturno

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Com base no relatório semestral de atividades da STE de sua escola (1º bimestre de 2008):
1. ATIVIDADE 1: Utilize um editor de texto, ou planilha eletrônica, de sua preferência e elabore uma tabela na qual apareça dados do seu período: número de professores que utilizaram a STE, disciplinas, os recursos utilizados pelos professores (sites visitados, aplicativos utilizados (Word, Paint, ou outro) , o que os alunos produziram, etc.).

2. ATIVIDADE 2: Utilize um editor de texto (Word ou Writer) para elaborar um texto comparando os dados coletados do relatório com a quantidade de professores existentes na escola, no seu período de atuação. O texto deverá conter as opiniões e análise do grupo, bem como sugestões de solucionar os problemas detectados (por exemplo, ação para incentivar os professores que não utilizaram os recursos da STE).

Observação: Apenas o coordenador do grupo enviará as duas atividades para o e-mail do curso, em nome dos colegas (não esquecer de citar todos os componentes), porém, cada componente do grupo, deverá salvar uma cópia em sua pasta.


Modelo de cabeçalho para as atividades:

Atividade 1 – semana 3
Cidade: Fulana de tal
Escola tal_grupo1_ matutino
Componentes do grupo:

Não esqueça de identificar sua cidade no campo do assunto, no e-mail.

Bom trabalho!

Equipe NTE

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sobre os links no blog

Caros cursistas,

quanto à segunda parte da atividade 4 da primeira semana (linkar o blog do curso e dos colegas no seu blog), dêem prioridade para o blog do curso e escolha mais alguns (pelo menos 4). Um número grande de links está pesando e o blog está travando, procure, portanto, não passar de 5 links.
Abraços e bom trabalho!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Primeiros Passos - Orientações Gerais

Professor, este espaço foi criado para ser um dos caminhos de diálogo e troca de informações entre você o os professores multiplicadores/tutores do NTE. Seja bem-vindo(a) ao blog do curso.

Orientações Gerais

O curso "Educação Digital & Prática Docente na STE", será desenvolvido on-line, com carga horária de 80 horas. Para garantir a troca de informações e uma melhor interação, optamos por trabalhar com vários recursos da Internet, que serão explorados paulatinamente, no desenvolvimento das atividades. Assim, toda interação entre os cursistas e o professor multiplicador/tutor acontecerá por meio de ambientes como: e-mail, ambiente Google, fóruns de discussão, blogs e outros que se fizerem necessário.
As atividades estarão divididas entre as plataformas que melhor se adequarem à situação, Linux ou Windows.
Para alcançar os objetivos do curso e desenvolver as atividades solicitadas, o professor cursista deverá dispor de 5 horas semanais de estudo. A maioria das atividades estará voltada para situações problemas que retratem a realidade da STE na escola e a postura do professor de tecnologias juntamente com a coordenação escolar, professores regentes e alunos.

Orientações para o início do curso:

1. Ficha de inscrição
Deverá ser preenchida e devolvida ao NTE por e-mail antes da data de início do curso.

2. Pré-requisitos
O professor cursista necessita ter cadastro no gmail. Caso você não tenha um endereço de correio eletrônico gmail, inscreva-se no site http://www.gmail.com/ , pois este será solicitado na primeira semana de curso.

3. Comunicação
Toda comunicação entre o professor multiplicador/tutor e cursista deverá ser estabelecida via e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com e e-mail do professor cursista.
Além dos fóruns do curso, um tópico especial foi criado com o título Perguntas e Respostas - “Dúvidas e Questionamentos”, para exposição de dúvidas quanto aos ambientes utilizados no curso.

4. Atividades

  • As atividades deverão ser postadas de acordo com as orientações especificadas no ato da sua solicitação. Os ambientes nos quais as atividades serão solicitadas a serem postadas serão: e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com, Docs Home, Blog, entre outros que se fizerem necessários durante o desenvolvimento do curso.
  • Os cursistas deverão seguir criteriosamente as datas para postagens das atividades nos ambientes requeridos e atender aos cronogramas de execução quando estas forem “Atividades de Execução”.
  • Todas as atividades a serem enviadas por e-mail, deverão obedecer ser salvas de forma a identificar o professor cursista, o curso e a própria atividade, separados por underline . Por ex.: sandrahelena_eadste_ativ3.
  • O diário de bordo do cursista (Blog pessoal) deverá estar atualizado sempre, todas as leituras e atividades desenvolvidas, assim como as dificuldades e avanços na resolução dos problemas (caminho percorrido para se chegar à aprendizagem) deverão estar relatados.
  • Textos e materiais de apoio
    Os textos e materiais de apoio serão disponibilizados ora por e-mail, ora no Docs Home (Google Docs) e ora no blog.

O blog do curso será sempre um canal rápido de comunicação para novas orientações sobre leituras e atividades a serem desenvolvidas.

Processo de Avaliação
Do cursista: mediante realização das atividades e cumprimento das datas de envio das atividades solicitadas (seja por e-mail, em fórum ou blogs). Caso tenha problemas entre em contato com o seu professor multiplicador (use o e-mail do seu professor multiplicador).
Do curso: a ser realizado pelo cursista em momentos específicos durante o curso.


5. Endereços importantes
a. Blog do Curso
http://eadste.blogspot.com/

b. Fórum do curso
http://eadste.forumeiros.com/

c.E-mail para correspondências relacionadas ao curso:
ntetlcursos@gmail.com

Demais encaminhamentos e orientações serão fornecidos no decorrer do curso.


O professor cursista deverá, obrigatoriamente:

1. Abrir seu e-mail diariamente;

2. Acessar os ambientes on-line do curso por, no mínimo, cinco horas semanais;

3. Ler todo o material disponibilizado para o curso;

4. Participar dos fóruns de discussão de cada unidade;

5. Atender ao cronograma para entrega das atividades;

6. Postar as atividades nos ambientes determindados no cronograma das atividades do curso seguindo as orientações do professor multiplicador/tutor;

7. Manter feedbak com seu professor multiplicador/tutor (e-mail e outros),

8. Manter seu diário de bordo (blog pessoal) atualizado.

Conteúdo Programático_Primeira Semana 16 a 21/06/2008

A primeira semana de curso compreende textos para leitura e reflexão, atividades de interação e criação.

· Inscrição e orientações aos professores cursistas por e-mail.
· Atividade 1 - Participação no Fórum de abertura do curso "Apresentação e Expectativas" - profº Multiplicadores e cursistas.
· Orientações gerais sobre os ambientes a serem utilizados (e-mail, fórum, Docs. Home e blog) e apresentação dos objetivos do curso (e-mail e blog do curso, solicitação de cadastro no gmail para os cursistas que possuem e-mail em outros servidores).
· Atividade 2 – apenas para quem não possui cadastro no Google – Cadastrar em http://www.gmail.com/ e emitir seu novo endereço eletrônico aos professores multiplicadores por meio do –email do curso ntetlcursos@gmail.com
· Orientações para a criação e gerenciamento do blog pessoal do curso (diário de bordo do cursista) passo a passo – orientações quanto à escrita no blog. Sugestão de endereço:
diarionomedocursista.
· Atividade 3 – criação do blog pessoal, o diário de bordo e registro das atividades realizadas até então.
· Atividade 4 – 2 Etapas:
* Enviar o link do seu diário de bordo por e-mail ao professor multiplicador e aos colegas da turma. E lincar os demais blogs (do curso e dos colegas) em seu blog pessoal.
. Atividade 5 – criação da pasta do curso/aluno na área de trabalho do Linux – configuração/personalização da pasta, para registro das atividades.

. Atividade 6 - – criação da pasta do curso no portfolio da STE no Windows.

Desenvolvimento das atividades propostas:

1. Abra seu e-mail e baixe a "ficha de inscrição" em anexo. Preencha a ficha com todos os dados requisitados e envie por e-mail ao NTE/TL (e-mail do curso: ntetlcursos@gmail.com)

2. Caso não tenha e-mail do gmail, faça seu cadastro e encaminhe, o mais rápido possível, o novo endereço ao ao professor/tutor por meio do correio eletrônico do curso ntetlcursos@gmail.com. (Atividade 1)

3. Entre no Fórum do curso, no endereço http://eadste.forumeiros.com.br/ e registre-se para participar. Atenção: após o cadastro você terá que validar sua conta por meio de um link enviado ao seu e-mail. Segue abaixo as orientações para o registro e acesso ao mesmo.

Na impossibilidade de ler os slides acima, clique no link aqui e Visualize a apresentação publicada em uma nova janela.

Após seu cadastro e da sua conta, acesse o fórum como usuário cadastrado, fazendo seu login. Participe do Fórum "Iniciando", tema "Apresentação e Expectativas" apresentando-se aos colegas. Não esqueça de citar seu nome completo, município e escola na qual trabalha, sua formação acadêmica e aspirações em relação ao curso. Acesse as participações dos colegas e interaja com eles. Lembre-se: este é nosso primeiro contato, motivo para oferecermos muita riqueza de informação. (Atividade 2)

4. Acesse os arquivos com orientações sobre os ambientes on-line utilizados no curso na sua Home Docs do seu e-mail do gmail, serão arquivos somente de leitura.

5. As dúvidas quanto aos ambientes on-line deverão ser remetidas ao Fórum "Perguntas e Respostas, " tema "Dúvidas e Sugestões"

6. Acesse o site http://www.blogger.com/. Usando seu endereço de e-mail e uma senha crie uma página pessoal, o blog que será seu diário de bordo neste curso. Abaixo, as orientações para o cadastro. (Atividade 3)

Na impossibilidade de ler os slides acima, clique no link aqui e Visualize a apresentação publicada em uma nova janela.

7. Envie o Link do seu blog para o e-mail do curso. (Atividade 4)

8. Crie na plataforma Linux, na Área de Trabalho (Desktop) um portfolio para o curso. (Atividade 5).

9. Crie na Plataforma Windows, dentro do seu Portfolio de STE, o portfolio do curso. (Atividade 6).

Conteúdo Programático_Semana de 23 a 29/06/08

Caros professores curistas
Esta semana os estudos estarão voltados para a leitura de textos, participação nos fóruns e uma atividade de elaboração a partir do vídeo “Do sonho aos Ares”.


Para realizar as atividades, siga as orientações abaixo:


1. Atividade 1 – Semana 2 – Fórum de discussão


Abaixo, os links dos cinco textos para leitura:


1. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
José Manuel Moran

2. EDUCAÇÃO AFETIVA OU CONTROLADORA? FOCO NO CONTEÚDO OU EM VALORES?
José Manuel Moran

3. COMUNICAR-SE PARA CONHECER
José Manuel Moran

4. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS AMBIENTES VIRTUAIS E ALGUMAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Maria Elisabette Brisola Brito Prado

5. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: INSTRUCIONISMO X CONSTRUCIONISMO
José Armando Valente


Faça a leitura dos textos acima e escolha um deles para discutir no Fórum.
Escolha o Fórum de referência e poste sua opinião sobre os principais aspectos apontados pelo autor do texto escolhido; aproveite para interagir com os colegas.


OBS.: é obrigatória a participação em, no mínimo, um dos fóruns. Fica livre a participação dos cursistas nos demais fóruns.


Atividade 2 – Semana 2 – Carta a um amigo


Acesse o vídeo "Do Sonho Aos Ares" ( Santos Dumont), disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=yYB0PzZ85EA&feature=related


Usando o editor de texto Writer elabore um texto contendo suas reflexões sobre sua visão de tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares, baseando-se no vídeo que assistiu. O texto deverá ser elaborado no gênero carta e destinado a um cursista de outro município. Se preferir,acesse o fórum “Apresentação e Expectativas” para escolher o amigo destinatário.

"A carta não deverá ser remetida ao destinatário (ao amigo que escolheu) apenas enviada ao e-mail do curso."

O texto deverá ser salvo da seguinte maneira: nome do cursista_eadste_atividadecarta e enviado por e-mail até o dia 26/05/08 como documento anexo no e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com.


Obs.: Não esqueça de usar o nome da atividade e o nome do seu município no ASSUNTO da correspondência. Ex: Assunto: AtividadeCarta_TrêsLagoas

Bom trabalho!
Equipe NTE/TL