quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Uso de Imagens em Sala de aula

Conteúdo Programático de 25/09 a 05/10

Vivemos num mundo composto por imagens, desde a imagem natural à imagem modificada pela ação do homem ou criada a partir dela.

As imagens fazem-se presentes em nosso mundo desde os primeiros momentos de nossa vida quando nossos olhos tornam-se receptíveis à luz. Não se sabe ao certo quando isso acontece com o bebe, mas, da mesma maneira que ele vai aprendendo, gradativamente, a andar conforme se desenvolvem os músculos e o sistema nervoso das pernas, ele ‘vai aprendendo’ a enxergar de acordo com o desenvolvimento das estruturas que formam o sistema visual (o olho e as ligações deste com o cérebro).

Os grandes chefes de Estado, há décadas, já sabiam do poder que a imagem desenvolvia sobre a sociedade. Tanto, que o apelo à imagem já podia ser notado na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e foi fundamental para a criação de um espírito nacionalista nos dois lados em luta. Já na Segunda Guerra Mundial, o ministro da Propaganda, Josef Goebbels, foi peça-chave do esquema nazista durante a Guerra (1939-1945). Nas mensagens publicitárias e filmes produzidos sob sua orientação, as imagens depreciavam de forma explícita os judeus, os comunistas e outros inimigos do nazismo, moldando a opinião pública de acordo com as necessidades do governo.

Atualmente, a escola, movida pelo espírito cultural, ainda enfatiza pouco esse tipo de leitura. Preocupamos-nos, às vezes nem tanto, com textos e suas leituras, mas esquecemos-nos da diversidade de informações que bombardeiam o mundo real por meio de imagens diversas.

Em cartazes, faixas e outdoors são formadas opiniões. Em placas variadas a orientação geográfica, e nem tanto a educação para o trânsito, acontece em cada esquina. Os fabricantes e programadores computacionais, buscam a inovação por meio de design cada vez mais dinâmicos e interativos, na tentativa de garantir o mercado e ideologias determinadas.

Enfim, o trabalho com imagens exige do professor um trabalho de alfabetização. O aluno ao chegar à escola não sabe ler, nem escrever, mas já faz uma leitura do mundo que o rodeia (das imagens do seu mundo). O que acontece, muitas vezes, é que o aluno aprende a decodificar os códigos da linguagem (falada/escrita), mas sai da escola sem aprender a decodificar, de forma mais científica e crítica, os códigos das imagens que o acompanham durante toda a vida.

Fonte 1 Fonte 2


Acompanhe as apresentações dos slides abaixo, leia os textos propostos e desenvolva as atividades do módulo.

A todos, ótimo estudo!



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