segunda-feira, 2 de junho de 2008

Conteúdo Programático_Primeira Semana 16 a 21/06/2008

A primeira semana de curso compreende textos para leitura e reflexão, atividades de interação e criação.

· Inscrição e orientações aos professores cursistas por e-mail.
· Atividade 1 - Participação no Fórum de abertura do curso "Apresentação e Expectativas" - profº Multiplicadores e cursistas.
· Orientações gerais sobre os ambientes a serem utilizados (e-mail, fórum, Docs. Home e blog) e apresentação dos objetivos do curso (e-mail e blog do curso, solicitação de cadastro no gmail para os cursistas que possuem e-mail em outros servidores).
· Atividade 2 – apenas para quem não possui cadastro no Google – Cadastrar em http://www.gmail.com/ e emitir seu novo endereço eletrônico aos professores multiplicadores por meio do –email do curso ntetlcursos@gmail.com
· Orientações para a criação e gerenciamento do blog pessoal do curso (diário de bordo do cursista) passo a passo – orientações quanto à escrita no blog. Sugestão de endereço:
diarionomedocursista.
· Atividade 3 – criação do blog pessoal, o diário de bordo e registro das atividades realizadas até então.
· Atividade 4 – 2 Etapas:
* Enviar o link do seu diário de bordo por e-mail ao professor multiplicador e aos colegas da turma. E lincar os demais blogs (do curso e dos colegas) em seu blog pessoal.
. Atividade 5 – criação da pasta do curso/aluno na área de trabalho do Linux – configuração/personalização da pasta, para registro das atividades.

. Atividade 6 - – criação da pasta do curso no portfolio da STE no Windows.

Desenvolvimento das atividades propostas:

1. Abra seu e-mail e baixe a "ficha de inscrição" em anexo. Preencha a ficha com todos os dados requisitados e envie por e-mail ao NTE/TL (e-mail do curso: ntetlcursos@gmail.com)

2. Caso não tenha e-mail do gmail, faça seu cadastro e encaminhe, o mais rápido possível, o novo endereço ao ao professor/tutor por meio do correio eletrônico do curso ntetlcursos@gmail.com. (Atividade 1)

3. Entre no Fórum do curso, no endereço http://eadste.forumeiros.com.br/ e registre-se para participar. Atenção: após o cadastro você terá que validar sua conta por meio de um link enviado ao seu e-mail. Segue abaixo as orientações para o registro e acesso ao mesmo.

Na impossibilidade de ler os slides acima, clique no link aqui e Visualize a apresentação publicada em uma nova janela.

Após seu cadastro e da sua conta, acesse o fórum como usuário cadastrado, fazendo seu login. Participe do Fórum "Iniciando", tema "Apresentação e Expectativas" apresentando-se aos colegas. Não esqueça de citar seu nome completo, município e escola na qual trabalha, sua formação acadêmica e aspirações em relação ao curso. Acesse as participações dos colegas e interaja com eles. Lembre-se: este é nosso primeiro contato, motivo para oferecermos muita riqueza de informação. (Atividade 2)

4. Acesse os arquivos com orientações sobre os ambientes on-line utilizados no curso na sua Home Docs do seu e-mail do gmail, serão arquivos somente de leitura.

5. As dúvidas quanto aos ambientes on-line deverão ser remetidas ao Fórum "Perguntas e Respostas, " tema "Dúvidas e Sugestões"

6. Acesse o site http://www.blogger.com/. Usando seu endereço de e-mail e uma senha crie uma página pessoal, o blog que será seu diário de bordo neste curso. Abaixo, as orientações para o cadastro. (Atividade 3)

Na impossibilidade de ler os slides acima, clique no link aqui e Visualize a apresentação publicada em uma nova janela.

7. Envie o Link do seu blog para o e-mail do curso. (Atividade 4)

8. Crie na plataforma Linux, na Área de Trabalho (Desktop) um portfolio para o curso. (Atividade 5).

9. Crie na Plataforma Windows, dentro do seu Portfolio de STE, o portfolio do curso. (Atividade 6).

7 comentários:

PLANTANDO EU MATO O MOSQUITO disse...

estou achando muito dificil estes ambientes todos, mas creio que vai valer a pena aprender

PLANTANDO EU MATO O MOSQUITO disse...

ainda não consegui criar meu blog, peciso de ajuda

Daniela Cunha disse...

Já criei meu blog e até nos ambientarmos demora um pouco mesmo, principalmente se não estamos acostumados a utilizar estas ferramentas no dia-a-dia.
Abraços a todos!

PLANTANDO EU MATO O MOSQUITO disse...

oi Daniela, já criei meu blog, agora só falta enviar para todos. Ah... falta colocar a foto também.

ANA CLAUDIA disse...

JÁ ABRÍ MEU BLOG , MAS ESTA MUITO DIFICIL, DE SE ENTENDER COMO DEVO PROCEDER COM ELE PRECISO DE AJUDA.
HELP, HELP, HELP

Profª. Eunice Maria da Silva Camargo disse...

Pessoal, como dissemos no início do curso, muitos de vocês estão em contato com estes recursos neste curso, por isso, tenham paciência, o importante é não desistir!Quanto às dúvidas, utilizem o fórum tótico "perguntas e respostas". Todos os questionamentos serão respondidos.
Grande abraço, Eunice Maria.

PLANTANDO EU MATO O MOSQUITO disse...

oi pessoas, deixa eu falar que sou de Ribas do Rio Pardo e não de Água Clara!!!
Devo ter feito alguma coisa errada, e já comuniquei minha multiplicadora, mas ainda estou na lista dos cursistas de Água Clara...