segunda-feira, 2 de junho de 2008

Primeiros Passos - Orientações Gerais

Professor, este espaço foi criado para ser um dos caminhos de diálogo e troca de informações entre você o os professores multiplicadores/tutores do NTE. Seja bem-vindo(a) ao blog do curso.

Orientações Gerais

O curso "Educação Digital & Prática Docente na STE", será desenvolvido on-line, com carga horária de 80 horas. Para garantir a troca de informações e uma melhor interação, optamos por trabalhar com vários recursos da Internet, que serão explorados paulatinamente, no desenvolvimento das atividades. Assim, toda interação entre os cursistas e o professor multiplicador/tutor acontecerá por meio de ambientes como: e-mail, ambiente Google, fóruns de discussão, blogs e outros que se fizerem necessário.
As atividades estarão divididas entre as plataformas que melhor se adequarem à situação, Linux ou Windows.
Para alcançar os objetivos do curso e desenvolver as atividades solicitadas, o professor cursista deverá dispor de 5 horas semanais de estudo. A maioria das atividades estará voltada para situações problemas que retratem a realidade da STE na escola e a postura do professor de tecnologias juntamente com a coordenação escolar, professores regentes e alunos.

Orientações para o início do curso:

1. Ficha de inscrição
Deverá ser preenchida e devolvida ao NTE por e-mail antes da data de início do curso.

2. Pré-requisitos
O professor cursista necessita ter cadastro no gmail. Caso você não tenha um endereço de correio eletrônico gmail, inscreva-se no site http://www.gmail.com/ , pois este será solicitado na primeira semana de curso.

3. Comunicação
Toda comunicação entre o professor multiplicador/tutor e cursista deverá ser estabelecida via e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com e e-mail do professor cursista.
Além dos fóruns do curso, um tópico especial foi criado com o título Perguntas e Respostas - “Dúvidas e Questionamentos”, para exposição de dúvidas quanto aos ambientes utilizados no curso.

4. Atividades

  • As atividades deverão ser postadas de acordo com as orientações especificadas no ato da sua solicitação. Os ambientes nos quais as atividades serão solicitadas a serem postadas serão: e-mail do curso ntetlcursos@gmail.com, Docs Home, Blog, entre outros que se fizerem necessários durante o desenvolvimento do curso.
  • Os cursistas deverão seguir criteriosamente as datas para postagens das atividades nos ambientes requeridos e atender aos cronogramas de execução quando estas forem “Atividades de Execução”.
  • Todas as atividades a serem enviadas por e-mail, deverão obedecer ser salvas de forma a identificar o professor cursista, o curso e a própria atividade, separados por underline . Por ex.: sandrahelena_eadste_ativ3.
  • O diário de bordo do cursista (Blog pessoal) deverá estar atualizado sempre, todas as leituras e atividades desenvolvidas, assim como as dificuldades e avanços na resolução dos problemas (caminho percorrido para se chegar à aprendizagem) deverão estar relatados.
  • Textos e materiais de apoio
    Os textos e materiais de apoio serão disponibilizados ora por e-mail, ora no Docs Home (Google Docs) e ora no blog.

O blog do curso será sempre um canal rápido de comunicação para novas orientações sobre leituras e atividades a serem desenvolvidas.

Processo de Avaliação
Do cursista: mediante realização das atividades e cumprimento das datas de envio das atividades solicitadas (seja por e-mail, em fórum ou blogs). Caso tenha problemas entre em contato com o seu professor multiplicador (use o e-mail do seu professor multiplicador).
Do curso: a ser realizado pelo cursista em momentos específicos durante o curso.


5. Endereços importantes
a. Blog do Curso
http://eadste.blogspot.com/

b. Fórum do curso
http://eadste.forumeiros.com/

c.E-mail para correspondências relacionadas ao curso:
ntetlcursos@gmail.com

Demais encaminhamentos e orientações serão fornecidos no decorrer do curso.


O professor cursista deverá, obrigatoriamente:

1. Abrir seu e-mail diariamente;

2. Acessar os ambientes on-line do curso por, no mínimo, cinco horas semanais;

3. Ler todo o material disponibilizado para o curso;

4. Participar dos fóruns de discussão de cada unidade;

5. Atender ao cronograma para entrega das atividades;

6. Postar as atividades nos ambientes determindados no cronograma das atividades do curso seguindo as orientações do professor multiplicador/tutor;

7. Manter feedbak com seu professor multiplicador/tutor (e-mail e outros),

8. Manter seu diário de bordo (blog pessoal) atualizado.

Nenhum comentário: